sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Pilula Anticoncepcional

A pilula anticoncepcional é o método mais popular de evitar a gravidez.  A pílula deve ser escolhida pelo ginecologista, pois ele ira analisar o perfil da paciente e receitar qual será melhor para ela.
Algumas pílulas tendem a engordar, enquanto outras podem até ajudar a emagrecer, dependendo do organismo da mulher.
Quem vai iniciar o uso do anticoncepcional pela 1ª vez deve tomar o 1º comprimido da cartela no 1º dia de menstruação. Deve-se tomar 1 por dia, conforme as indicações da cartela, até o último comprimido. Quando estes acabarem, deve-se fazer uma pausa de 7 dias e, no oitavo dia de pausa, iniciar uma nova cartela. Durante esta pausa a mulher deverá ficar menstruada.
O anticoncepcional possui hormônios semelhantes aos que são produzidos pelo corpo da mulher quando ela está grávida, gerando uma espécie de falsa gravidez que impede que a ovulação ocorra. Por isso, a mulher não pode engravidar enquanto estiver tomando a pílula anticoncepcional corretamente.
A menstruação de quem toma anticoncepcional costuma durar de 3 a 4 dias e causa menos cólica e um fluxo sanguíneo em menor quantidade.
A pílula anticoncepcional pode ser tomada a qualquer hora do dia, porém, é importante que ela seja tomada sempre na mesma hora para evitar esquecimentos. Se esquecer de tomar o anticoncepcional, deve-se tomá-lo logo que lembrar, se este esquecimento for igual ou inferior a 12 horas.
Mas se o esquecimento for maior que 12 horas, deve-se ter atenção à quantidade de pílulas que ainda restam na cartela.

  • Se há 7 ou menos pílulas na cartela: tome a pílula esquecida logo e continue a tomar as outras no horário habitual.
  • Se há 8 ou mais pílulas na cartela: não tome mais nenhuma pílula e espere a descida da menstruação para iniciar uma nova cartela. É importante usar preservativo em todas as relações nos próximos dias para evitar a gravidez.




Nenhum comentário:

Postar um comentário